Inscrições
Inscrições para o 4º Open de São Pedro

As inscrições serão feitas através do site (com desconto até 08/08/2010), ou no dia do evento - se houver vagas disponíveis.
IMPORTANTE: Para o ingresso à rampa, será necessário levar 1 (um) litro de leite longa vida, que posteriormente será doado ao Lar dos Velhinhos de São Pedro.

Valores para Inscrição:
Categoria Data Valor
Permanência e Pouso Até 07/08/2010 R$ 50,00
08/08 a 14/08/2010 R$ 60,00
Demais Categorias (Cross Country) Até 07/08/2010 R$ 90,00
08/08 a 14/08/2010 R$ 130,00
Programação
QG:
Parque do Cristo, subida da serra

Sexta feira, dia 13/08
Durante o dia - TREINO LIVRE
19:00 às 21:00 - Carregar Way points no GPS.
Local: Veroka’s Petiscaria.
Endereço: Rua Vasco Altafin, 571 - Praça Santa Cruz - São Pedro-SP
Haverá happy hour para pilotos inscritos no IV Open São Pedro de Voo Livre

Sábado, dia 14/08
09:00 às 10:00 – Inscrições na rampa (Caso haja vaga)
10:00 às 10:30 – Carregar Way points nos GPS
11:00 – Definição da prova do dia.
12:00 – Abertura da janela para prova de Cross Country (Previsão)
14:00 – Fechamento da janela para prova de Cross (Previsão)
15:30 – Abertura da janela para prova de Pouso de Precisão (Previsão)
17:00 – Fechamento da janela para prova de Pouso de Precisão (previsão)
18:00 às 20:00 – Descarregar vôo no QG.
Almoço no QG das 11:00 as 15:00
Buffet de Frios e salgados das 15:00 as 21:00
Obs.: Preço por quilo e comanda individual

Domingo , dia 15/08
11:00 – Definição da prova do dia;
12:00 – Abertura da janela para prova de Cross (previsão)
14:00 – Fechamento da janela para prova de Cross (previsão)
15:30 – Abertura da janela para a prova de Pouso de Precisão (previsão)
16:30 – Fechamento da janela para a prova de Pouso de Precisão (previsão)
Das 17:00 as 18:00 – Descarregar vôo no QG.
19:00 – Fechamento e Premiação.
Almoço no QG das 11:00 as 15:00
Buffet de Frios e salgados das 15:00 as 21:00
Obs.: Preço por quilo e comanda individual


A PROVA:

Serão dois tipos de prova:
Cross Country e Pouso de Precisão.

Cross Country – Esta será dividida em 4 categorias:
Open - Parapentes de competição;
Serial - Parapentes com homologação LTF 2/3 ;
Sport - Parapentes com homologação LTF 2
Fun - Parapentes com homologação LTF 1 e 1-2

Acreditamos que desta forma teremos uma competição mais justa, uma vez que hj temos vários pilotos experientes voando velas LTF 2 que estão com desempenho muito semelhante as 2/3, dando assim mais chance aos pilotos com menos experiência e que voam velas de homologação inferior a também ficarem bem colocados em sua categoria.
Será obrigatório o uso de GPS para esta prova.
Só será permitido uma decolagem, caso o piloto pouse ( mesmo que na rampa ) não pontuará mais, caso decole novamente.
Resgate – Só poderá ter acesso ao resgate os pilotos inscritos nesta prova.
O piloto deverá manter o eixo da prova para ter direito ao resgate.

Pouso de Precisão - Esta prova só estará aberta a pilotos que voem velas de homologação LTF 1 e 1/2 , dando assim oportunidade de todos participarem da festa de maneira justa.
Não será obrigatório o uso de GPS nesta prova.
Regulamento
REGULAMENTO 4º OPEN DE SÃO PEDRO


1. CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO

1.1 - Inscrição
Pela Internet no site www.cspvl.com.br
No dia 13 /08/2010 (sexta-feira) no QG das 19 às 21 horas.
No dia 14/08/2010 (sábado) das 9 às 10 horas na rampa.
Obs.: Levar o GPS para upload dos waypoints
Poderão participar somente pilotos filiados a alguma das associações nacionais (ABVL ou ABP) e em dia com seu clube.

1.2 - Kit Piloto
Os pilotos inscritos receberão um kit com camiseta do evento, mapa, adesivo de capacete, crachá de identificação e kit alimentação.

1.3 - Identificação dos Pilotos
O sistema de identificação será rigorosamente fiscalizado nos resgates, bem como na distribuição de kits e translados de pilotos para a rampa.
Apenas o piloto inscrito poderá usar destes serviços, sendo obrigatório o uso do crachá.
O numeral do capacete será distribuído durante a inscrição, sendo obrigatório seu uso.


2. QG / TRANSPORTE / RAMPA

2.1 – QG
Parque do Cristo, no final da subida da serra a caminho da rampa.

2.2 - Translado de Pilotos
O ônibus de transporte para a rampa sairá do HOTEL IMIGRANTES.
Sábado: saída às 9 horas
Domingo: saída às 10 horas
Durante a competição os transportes e resgates oficiais somente poderão ser utilizados pelos pilotos inscritos.
É obrigatória a apresentação do crachá de identificação para acesso ao ônibus.
Participantes que perderem o ônibus deverão contratar transporte particular para se deslocarem à rampa.

2.3 - Decolagem
É obrigatória a assinatura da lista de presença diariamente antes da decolagem, durante a distribuição de kits.
Os equipamentos checados deverão ser colocados atrás da linha demarcatória até o momento de decolagem.
É obrigatório o uso do adesivo de identificação no capacete para entrar na área de decolagem.
Os pilotos não inscritos não poderão decolar na hora que antecede a abertura da janela até o fim da janela de decolagem (avise os amigos).


2.4 - Pouso e Resgate
É obrigatório o reporte de pouso em segurança na freqüência da organização ou por mensagem SMS ao celular da organização.
Caso o piloto não consiga se comunicar por rádio deverá reportar seu pouso em lista no QG da competição imediatamente após chegar à cidade.
O ônibus de resgate não trafegará fora da via principal alinhada com o eixo da prova!
As provas serão definidas aproveitando a malha rodoviária da região de vôo.

2.5 - Transporte de Equipamento
Os equipamentos dos pilotos seguirão no ônibus.


3. REGULAMENTO TÉCNICO

3.1 - Regulamento Operacional

3.1.1 - Regras de Tráfego Aéreo
Todos os competidores devem obedecer às leis e regras de tráfego vigentes no Brasil.

3.1.2 - Dano ao Parapente
Qualquer dano grave a um equipamento deve ser informado aos organizadores sem demora, e o equipamento poderá ser então reparado.
Quaisquer substituições devem obedecer rigorosamente às especificações originais.
O Diretor de Prova pode permitir que o equipamento seja substituído (temporariamente ou permanentemente) por causa de danos, perda ou roubo.
Neste caso, o equipamento só poderá ser substituído por um parapente de marca e modelo iguais ao original ou por um de desempenho igual ou inferior e da mesma classe de competição.

3.2 - Segurança de Vôo

3.2.1 - Comportamento Perigoso
É responsabilidade de todo piloto voar de maneira a manter a sua segurança pessoal e a de outros.
O Diretor de Prova pode penalizar competidores que não observarem esta regra, ou até mesmo excluí-los dos resultados.
A organização, por motivo de segurança, se reserva ao direito de excluir o piloto que julgar não possuir condições técnicas e físicas para a participação na competição, bem como utilizar equipamento que não condiz com sua habilidade e/ou tempo de vôo.

3.2.2 - Capacete e Reserva
Todo piloto deve voar com um capacete e pára-quedas de emergência em todos os vôos.

3.2.3 - Tráfego Aéreo
A decolagem, vôo e pouso devem ser feitos sempre mantendo atenção nos outros pilotos.
Um parapente chegando a uma térmica deverá girar no mesmo sentido dos que já estão nela, independente da sua altura.
Todos os dias será informado no briefing o sentido de rotação da primeira térmica.

3.2.4 - Vôo em Nuvens
É proibido voar dentro de nuvens.
É caracterizado que um piloto voou dentro da nuvem quando ele ou qualquer parte do seu equipamento desaparecer da vista dos pilotos próximos.
O piloto que voar dentro de uma nuvem terá os seus pontos do dia zerados, mesmo que tenha demonstrado a intenção de não entrar na nuvem.

3.2.5 - Suspensão, interrupção e cancelamento da prova
O Diretor de Prova pode cancelar uma prova antes de qualquer competidor ter decolado se as condições mostrarem-se perigosas em virtude de: variação, intensidade e direção de vento, possibilidade de precipitação(chuva), entre outros.
Se a decolagem for suspensa apenas por um período de tempo, o Diretor pode recomeçá-la quando achar que as condições tornaram-se seguras.
O Diretor de Prova pode suspender ou interromper uma prova após a decolagem de um ou mais pilotos, quando a continuação da prova colocar em risco a segurança dos competidores.
Se a prova for interrompida o gol será fechado nesta hora e a pontuação dos pilotos será determinada pela posição indicada no GPS na hora da interrupção.

3.2.6 - Lastro
O piloto pode carregar apenas lastro dispersível na forma de água ou areia fina.
Um piloto deve evitar alijar o lastro a qualquer momento em que possa afetar outros competidores ou o público em geral.

3.2.7 - Protesto
No ato da inscrição será levado ao conhecimento dos pilotos os membros da comissão de protesto, esta formada por 03(três) pilotos e escolhidos pela Organização.
Esta comissão será soberana e decidirá pela execução ou não do objeto protestado.
Pilotos que julgarem ter sido prejudicados por outros pilotos, bem como pelo regulamento vigente, poderão apresentar seus protestos à comissão em formulário próprio mediante pagamento de R$ 500,00 (em dinheiro) em um prazo máximo de 02(duas) horas após a divulgação oficial do resultado provisório, sendo este valor devolvido caso o protesto julgado seja considerado procedente.

3.3 - Provas

3.3.1 – Categorias: Open, Serial, Sport e Fun

3.3.1.1 Validade da Prova
Ocorrendo pelo menos uma prova o OPEN de São Pedro será validado.
Tendo decolado um só piloto não mais serão aceitas alterações na prova.

3.3.1.2 - Briefings
Diariamente haverá um "briefing" em frente ao painel (mapa da prova) realizado pelo Diretor de Provas, o qual colocará os detalhes da prova do dia no quadro.
É de inteira responsabilidade do piloto o seu conhecimento.

3.3.1.3 - Montagem do Parapente
Deverá ser criado e respeitado um setor de decolagem para cada rampa.
O Juiz Geral e os Juízes de Rampa darão instrução para a correta distribuição dos parapentes no setor de decolagem.
Não é permitida a presença de pilotos na área de decolagem, salvo quando auxiliando a decolagem de outro.
Fica determinado em 03 (três) o número máximo de tentativas de decolagem.
Após a terceira tentativa o piloto deve recolher o equipamento e se dirigir ao final da fila.
O Diretor de Provas tem autoridade para penalizar em pontos o piloto que insistir em ficar no setor de decolagem em 10% da pontuação do dia, de forma cumulativa, em caso de reincidência.

3.3.1.4 - Sistema de Decolagem
Será o de "janela aberta" e deverão ser obedecidos os seguintes critérios:
A janela só será aberta pelo Juiz de Rampa em condições supostamente seguras.
Os pilotos interessados em decolar deverão se apresentar ao Juiz de Rampa manifestando este desejo, cabendo a ele a tarefa de compor a lista de decolagem, ou se assim preferir deixar que a decolagem transcorra livremente.
A prova não será válida se nenhum piloto decolar. Cabe ao Juiz Geral estipular a hora de abertura da janela e a hora limite para que esta seja fechada, podendo haver prorrogação em caso de fechamento por motivo de segurança.
A reposição do tempo de fechamento da janela será correspondente à interrupção, sendo que às 16:00 hs ocorrerá o fechamento obrigatório da janela, tendo ou não sido cumprida a janela mínima.
A prova só será válida se a janela mínima for cumprida (25% do tempo da janela).
Só é permitida uma decolagem por piloto durante a janela, sendo que esta regra será fiscalizada por meio dos fiscais de decolagem e/ou denúncia de outros pilotos.

3.3.1.5 - Distância Voada
Distância da prova é o menor caminho entre a decolagem e gol, considerando-se tangenciar os raios dos demais pilões das provas.

3.3.1.6 - Comprovação de Vôo e Objetivos
A comprovação do vôo e dos objetivos executados será feita exclusivamente por GPS.

3.3.1.7 - Starting Gate
Para validar o seu início de prova o competidor deverá cruzar, após o horário de abertura do starting gate, o limite de um cilindro de raio e centro na coordenada informada no briefing na direção indicada (saindo ou entrando).
Para comprovar que o piloto estava dentro deste cilindro, o tracklog do seu GPS deverá mostrar pelo menos 01(um) ponto dentro (ou fora) deste círculo.
O vôo que cruzar o cilindro do start antes do horário definido para o início da prova será anulado.

3.3.1.8 - Pilões
Para comprovar que o piloto completou um pilão, o tracklog do seu GPS deverá mostrar pelo menos um ponto dentro do cilindro do pilão seja qual for o raio do mesmo.
Uma tolerância de 0.5% será aplicada no cálculo de distância de validação do pilão para compensar as diferenças entre as fórmulas usadas no software do GPS e do software de apuração.
O raio do(s) pilão(ões) poderá(ão) ser alterado(s) diariamente pela comissão técnica.
O piloto deverá entregar seu GPS sem pilões (particulares ou de competições anteriores) para inserção da identificação do piloto e dos pilões (waypoints) oficiais da competição.

3.3.1.9 - Gol
O gol será válido quando o piloto entrar no cilindro estipulado como sendo o do gol.
Não haverá Juiz de Pouso ou de gol, sendo o cruzamento de faixa virtual ou cilindro comprovado somente através do tracklog do GPS.

3.3.1.10 – Pontuação
Será utilizado sistema que considere pontos de distância e de velocidade, através de fórmula a ser definida.

3.3.1.11 - Juiz Geral
As provas serão escolhidas pelo Juiz Geral e Organização, podendo para isso consultar a Comissão Técnica.

3.4 - Comissão Técnica
Será formada pela Organização uma Comissão Técnica para consulta em eventual necessidade.

3.5 - Comissão de protesto
Será formada pela Organização uma Comissão de Protesto para julgamento.


4. UTILIZAÇÃO DE GPS

4.1 - Modelos aceitos
Apenas serão aceitos os modelos de GPS que gravem o componente de altitude no tracklog, tais como os aparelhos das marcas Garmin, Aircotec, Brauniger, Compeo, Flytec, Flymaster e Digifly.
Pilotos com GPS das marcas Garmin, Brauniger, Flytec, Flymaster e Aircotec não necessitam trazer seus cabos de comunicação.
Pilotos que tenham outros modelos deverão trazer seus cabos para a marcação de vôo.
Quaisquer outros modelos deverão ser apresentados previamente ao apurador da competição no ato da inscrição, o qual poderá ou não permitir sua utilização para comprovação de vôo.

4.2 - Validade dos dados
Para ser considerado válido o tracklog do GPS deverá satisfazer às seguintes condições:
Conter o percurso completo do piloto na prova sem interrupções maiores que 900 segundos e em número máximo de uma interrupção.
O piloto deverá limpar o tracklog todos os dias nos modelos GARMIN e MLR antes de decolar.
Todos os pontos deverão apresentar marcação de data e hora válidas e consistentes com os demais pontos.
São considerados pontos contínuos aqueles que não têm mais do que 30 segundos de diferença ao seu antecessor.

4.3 - Critério de checagem
O tracklog deverá mostrar, para cada pilão e para o starting gate, pelo menos um ponto dentro de um cilindro de raio definido e com centro na coordenada fornecida pela organização.
Os raios de starting gate e pilões serão definidos na prova do dia, podendo variar de uma prova para outra.

4.4 - Cálculo da distância voada
Distância da prova é o menor caminho entre a decolagem e gol, considerando-se tangenciar os raios dos demais pilões das provas

4.5 - Critério de Desempate
Adotando como referência a última prova válida e assim retroativamente se o empate persistir:
• Em caso de gol, quem chegar primeiro.
• Não havendo gol, quem fizer a maior distância.



5. PROGRAMAÇÃO

Sábado 14/08/2010 9:00 h : Saída do ônibus para a decolagem
Local de saída do ônibus: HOTEL IMIGRANTES
17:00 h: Término do horário para reportar o pouso
18:00 às 21:00 h: marcação dos vôos.

Domingo 15/08/2010
10:00 h : Saída do ônibus para a decolagem
Local de saída do ônibus: HOTEL IMIGRANTES
17:00 h: Término do horário para reportar o pouso
18:00 às 19:30 h: marcação dos vôos.
20:00 h: premiação
Local da premiação: QG, parque do Cristo


6. PREMIAÇÃO

Categorias Open, Serial, Sport e Fun:
1º Lugar: R$ 250,00 + troféu
2º Lugar: 150,00 + troféu
3º Lugar: 100,00 + troféu
4º Lugar: Troféu
5º Lugar: Troféu

Categoria Permanência
1º Lugar: troféu
2º Lugar: troféu
3º Lugar: troféu
4º Lugar: troféu
5º Lugar: troféu


6.1 - Categorias

Categoria Fun
Concorrem somente equipamentos DHV-LTF 1 e 1-2

Categoria Sport
Concorrem somente equipamentos DHV-LTF 2

Categoria Serial
Concorrem somente equipamentos DHV-LTF 2-3

Categoria Open
Concorrem somente equipamentos de Competição


6.2 - Resultado
O resultado é formado pela somatória dos pontos obtidos nas provas válidas.

6.3 - Entrega de Prêmios
O prêmio será entregue apenas ao piloto presente à Cerimônia de Premiação, não cabendo ao mesmo qualquer tipo de reivindicação futura do mesmo.

6.4 – Categorias/Troféu
O piloto receberá troféu e premiação em dinheiro somente da categoria inscrita, mesmo que sua classificação seja superior aos equipamentos de melhor desempenho


7. DISPOSIÇÕES GERAIS

7.01- No ato da inscrição os pilotos poderão ser solicitados a fornecer informações referentes ao seu equipamento.

7.02- Não existirá tolerância no horário determinado para a saída dos ônibus. Os pilotos que perderem o transporte deverão utilizar transporte particular para acesso à rampa.

7.03- No ônibus/van de resgate existirá uma lista com os pilotos inscritos. Não será permitido o acesso de pilotos free fly nos veículos de translado e resgate.

7.04- É obrigatória a marcação de vôo diariamente, independente do resultado obtido pelo piloto durante o dia de competição. A não marcação do vôo acarretará em uma penalidade/perda no valor de 20% dos pontos ao resultado final da competição.

7.05- A Organização se reserva ao direito de excluir qualquer participante que esteja interferindo no bom andamento da competição.

7.06- Diariamente é informado no quadro de prova o local de marcação de vôo, bem como a prova do dia. É responsabilidade do piloto tomar conhecimento de possíveis alterações que possam ocorrer nos dias de competição. Não se deixe levar por informações de terceiros. As informações corretas são as contidas no quadro de prova.

7.07- Ficando comprovado que algum piloto emprestou, cedeu ou deixou piloto não inscrito como portador de seu crachá de identificação com o intuito de ludibriar a fiscalização, o mesmo perde 20% dos pontos no resultado final da competição.

7.08- É obrigatório o uso do adesivo de identificação (numeral) no capacete, sendo este a credencial para acesso à área de decolagem.

7.09- Somente apague o tracklog após a divulgação oficial dos resultados daquela prova e antes do início da prova do dia.

7.10- A partir do primeiro dia de prova válida a Organização pode estabelecer um critério de decolagem favorecendo e priorizando a decolagem dos primeiros 20(vinte) pilotos do Ranking Nacional vigente. A partir do segundo dia de prova o critério de escolha para a preferência de decolagem passará a ser o resultado da competição corrente e assim sucessivamente até o final da competição, dando sempre prioridade aos 20(vinte) primeiros colocados.

7.11- Todos os pilotos devem ingressar na área de decolagem pelo portal de acesso dando seu número de inscrição. O não cumprimento desta regra será considerado falta grave, resultando na perda dos pontos obtidos no respectivo dia da infração.

7.12- É de inteira responsabilidade do piloto tomar conhecimento de qualquer alteração das provas, seja ela de percurso e/ou horários. Havendo alteração, esta será feita no Quadro de Prova e no sistema de som da competição.

7.13- Não poderá apresentar protesto e/ou servir de testemunha o piloto cujo GPS não tiver em seus registros o histórico de altitude em vôo, motivo do protesto. O piloto deve solicitar o formulário junto à organização, preenchendo este com dados que comprovem a sua presença na área da infração objeto de seu protesto como: Waypoint(Mark) do local, foto digital ou filme.

7.14- A perda do Crachá deverá ser informada imediatamente à organização.

7.15- Os participantes devem respeitar os horários estabelecidos neste regulamento para garantir o bom andamento dos trabalhos.

7.16- A prova poderá ser cancelada por motivo de chuva e/ou frente fria sem a necessidade de transportar os pilotos à rampa, ou seja, ser cancelada na cidade ou QG da competição.

7.17- Fica impedido de participar da competição o piloto que esteja cumprindo pena de suspensão aplicada pela associação ou clube aos quais seja filiado.

7.18- Após o pouso o participante deve reportar sua localização à Coordenação do Resgate.

7.19- Por motivo de segurança todos os pilotos deverão voar com o rádio na freqüência da organização.


Frequência da organização: 144,510 MHz
Frequência de resgate: 144,580 MHz. Os pilotos deverão reportar o pouso nesta freqüência.

Hospedagem/Restaurantes
Onde ficar e comer em São Pedro


Imigrantes Hotel
Av. Dos Imigrantes, 1010 – Vale do Sol
São Pedro-SP
Telefone 3483-1863
www.imigranteshotel.com.br

LS Villas Hotel & SPA Rua Antônio Albino Ribeiro, nº 153
Águas de São Pedro - SP
Tel: 19 3482-7474
“ Valores especiais para as reservas até o dia 05 de Agosto. Confira!”
www.lshotel.com.br



Restaurante Parque do Cristo
Rod. Elísio de Paula Teixeira, estrada da Serra
19 3484-4482
www.parquedocristo.com.br




Veroka's Petiscaria.
Rua Vasco Altafin, 571 - Praça Santa Cruz - São Pedro-SP
19 3481-3420
http://www.verokas.com/

Vitur – Viagens e Turismo Receptivo de São Pedro
São Pedro, Rua Veríssimo Prado, 722 – Centro – 19 3483-3600
Águas de São Pedro – Rua dos Rouxinóis, 75 – Centro – 19 3482-2800
www.vitur.com.br




Pizzaria Potatoes & Cia
Rua Veríssimo Prado, 699 – Centro – São Pedro
Fone: (19) 3481.2456
www.potatosecia.com.br

Morangão Lanches
Avenida Imigrantes, 842 - São Pedro - SP
Telefone: (19) 3481-3579
www.morangaolanches.com.br